Sobre

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Contratando um profissional de teste!

Resumo: Contratar as pessoas certas para um trabalho é difícil e muitas vezes trabalhoso. Quando eu olho para as ofertas de emprego para testadores eu vejo um monte de lixo e isso me deixa irritado. Acho que esses anúncios de emprego mostram que ainda há muita incompreensão sobre teste, testadores e o que fazem. Isso faz com que seja mais difícil de encontrar as pessoas certas para o trabalho. Neste artigo vou compartilhar alguns pontos e destacar o que eu acho que é importante quando as empresas tentam contratar profissionais na área de teste.
O processo de contratação de um profissional de teste não é muito diferente da contratação de qualquer outa pessoa de TI , a diferença é que as habilidades, conhecimentos e experiência que você está procurando são específicos.


Quem são os "profissionais"?


Costumo falar sobre testadores e habilidades de teste. Podemos fazer uma distinção entre "testadores profissionais" e "testadores de profissão". A última categoria são de pessoas que trabalham principalmente porque é uma maneira de ganhar a vida e eles não agem como um verdadeiro profissional. Eles sabem pouco sobre o que eles fazem e não estudam seu ofício.

Eles nunca leram literatura profissional e só querem fazer cursos se o patrão está pagando. Eles apenas fazem o seu trabalho e vão para casa querendo esquecê-lo, porque eles realmente não apreciam o que fazem. Testadores de profissão apenas fazem algo que parece estar trabalhando e não podem explicar o valor efetivo dos seus testes.

As empresas sempre querem contratar o melhor testador possível, mas isso na maioria das vezes não é possível já que testadores profissionais são uma minoria. O teste é uma profissão difícil, complexa e exigente. É por isso que as empresas devem tomar muito cuidado ao contratar pessoas para trabalhar na área de teste. Testadores profissionais têm as características certas: conhecimento, habilidades, experiência, atitude, ética e valores.

O truque na contratação de testadores profissionais é saber reconhecer um profissional e combinar a mistura certa de acordo com as características do trabalho. Parece simples né? Mas não é tão simples quanto parece. Mais tarde neste artigo vou apresentar algumas heurísticas para reconhecer um testador profissional.

A solução dos problemas


Gosto de tratar o recrutamento como uma resolução de problema. Pense assim: quando você quer contratar um testador, você tem um problema. Está escasso de pessoas, você precisa de habilidades diferentes ou talvez você precise de pessoas melhores? O primeiro passo é reservar um tempo para definir qual é o problema que você precisa resolver .

Recrutamento leva muito tempo e pode ser caro. Você quer ter certeza de que você está resolvendo seu problema contratando o testador certo. Mas você realmente está precisando contratar um novo testador? Qual problema você precisar resolver? Quais são as características que você está procurando?

Características de trabalho vagos não ajudam

Muitos anúncios de emprego são muito vagos e mal escritos. Não existem características claras mencionada da pessoa que eles estão procurando e a atitude que eles esperam desta pessoa. Isso é um sinal de alerta de qual a visão da empresa com relação ao teste. Se você tem uma descrição fraca do trabalho, não se surpreenda se os candidatos fracos responder e tentar conseguir o emprego que você está anunciando. Seja muito específico no que você está está buscando, não tenha medo de que apenas algumas pessoas irão demonstrar interesse. Ser específico vai ajudar também os próprios candidatos a avaliarem se estão aptos para a vaga.

Maus exemplos


1 - "Bacharel em Ciência da Computação ou áreas afins , ou experiência de trabalho equivalente"
diz ao candidato que isso é o suficiente. Sugiro descrever também por que isso é importante.

2 - "Garantir que as entregas do projeto estejam livres de defeitos"
diz ao candidato que a empresa realmente não entende a causa do teste.

3 - "Certificação: ISTQB/BSTQB, ALATS... " pode dizer ao candidato que a certificação é mais importante do que qualquer outra habilidade do testador ou que o recrutador não é capaz de descrever quais habilidades são importantes para o trabalho.

4 - "O desenvolvimento , implementação e execução de casos de teste", conta ao candidato que é só mais um trabalho de teste qualquer, sem muitos desafios.

Seja claro no que você espera


Buscar o candidato certo cria uma expectativa clara do que você está procurando. Todos os aspectos da pessoa que você procura deve estar lá : conhecimentos, habilidades, experiência, atitude, ética e valores. Também adicionar algo em sua descrição sobre o porquê de o testador querer trabalhar para você. Pode ser um produto desafiador, a cultura da empresa ou até oferecer grandes benefícios.


Bons exemplos


Empresa A anuncia:
"Testes exploratórios- queremos testes qualificados , exploratório estruturado, e não apenas um teste pobre. Você já ouviu falar ou ler uma obra de Cem Kaner, James Bach e outros? Isto indica claramente o conhecimento que você espera.

Empresas americanas, europeias e salve meia dúzia de brasileiras tem descrições de trabalho onde eles descrevem de forma clara os valores da empresa: "Nós valorizamos disciplina e curiosidade", o que eles esperam do candidato: "Compartilhe a sua paixão pelo seu trabalho, internamente e externamente" e dizem-lhe como essas atitudes e valores vão traduzir em um comportamento esperado: "Preocupe-se com a empresa, a qualidade do produto e da experiência do usuário" desafios épicos que vão empurrar você para fora de sua zona de conforto. "A empresa também pode indicar o que eles esperam de um testador e o que pode se esperar de seus colegas: "Você sabe como convencer um desenvolvedor sobre uma melhoria no software e fazê-lo pagar uma bebida depois" e "Você testa tudo em sua vida, o seu novo telefone, seu carro novo, um pedaço de código e a rota mais rápida para o seu novo emprego."

Seleção: adicionando um desafio extra


Depois de definir o problema e descrever a solução para se resolver o problema, a diversão realmente começa. Gostaria de recomendar a adição de um desafio extra para pessoas que se mostraram interessadas na vaga. Deixá-los escrever uma carta de apresentação em que eles têm que descrever por que eles acham que se encaixam com a descrição da vaga. Isso também lhes dá a chance de explicar por que estariam aptos para a vaga. Uma outra maneira é adicionar um desafio no processo. Pedir ao candidato que teste alguma coisa e enviar um relatório para você ou fazer perguntas como: "Descreva teste e qualidade com suas próprias palavras" ou "Como é que você testaria um aplicativo grande e complexo tendo apenas um dia para testá-lo?" e ele lhe envia as suas respostas juntamente com seu currículo. Colocando um limite extra pode ajudar de duas formas: desencorajar as pessoas que não são realmente sérias ou preguiçosas e também lhe dar uma ideia do nível de habilidade dos candidatos.

A entrevista: "prática é o que pega"


A coisa que me impressiona mais, é que só muito raramente os candidatos pedem para testar alguma coisa. Eu acho que é uma maneira muito arriscada de contratar pessoas. Como você pode ter certeza de que eles são bons em teste e não somente bons em falar sobre o assunto? deixe um candidato criar, apresentar e defender uma estratégia de teste e depois testar um pedaço do software durante a entrevista. Não pise na armadilha de pensar que vai demorar muito tempo para trabalhar com eles. Tire um tempo para deixá-los testar ! Deixá-los explicar como eles pensam, pois é sua forma de pensar umas das principais coisas que nos interessa .

Também fazer perguntas buscando por evidências do que eles acreditam ser certo: fazer perguntas como: "Você pode me dar um exemplo de como você aplicou a técnica de teste X ou método Y ? ". É interessante perguntar a forma de como o candidato aprende. Um aspecto muito importante do teste é o aprendizado sobre o produto e aprendizagem é essencial para testadores profissionais. Após as entrevistas oficiais, eu tento planejar algo para a equipe conhecer o candidato, para que passem um tempo juntos, tenham a oportunidade de conhecerem uns aos outros e dar ao candidato a chance de conhecer melhor a organização.

Adequação cultural na organização e da equipe é uma das coisas mais importantes que você deseja assegurar. Se a pessoa não se encaixa na cultura, não importa o quão qualificado seja , você terá um problema sério no final.

Lembre-se que o recrutamento vem de dois lados: você tem que se certificar que o candidato se enquadra no perfil e também se os candidatos realmente querem trabalhar para sua empresa. Apressando as entrevistas de emprego você vai ter o problema não resolvido com a pessoa errada contratada. Gastar mais tempo na definição do problema e selecionar com calma o candidato deverá pagar o investimento a longo prazo e ter um ajuste adequado para a sua organização .

Conclusão


Contratar um testador é difícil e muitas vezes dará muito trabalho. Para atrair as pessoas certas se certificar de que o problema que precisa ser resolvido foi definido de forma clara e o trabalho descrito de forma explícita.
Testar os candidatos sérios vai ajudar você a contratar o melhor, quem realmente quer trabalhar para você e que é uma combinação perfeita para a vaga que você tem. Lembre-se que um testador profissional vai evoluir e ficar ainda melhor, mesmo que ele tenha sido contratado enquanto testador júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário